Comparar listagens

COMO FAZER O CÁLCULO DAS PARCELAS DO MEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

COMO FAZER O CÁLCULO DAS PARCELAS DO MEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

COMO FAZER O CÁLCULO DAS PARCELAS DO MEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO ?

Fazer o Calculo das parcelas de financiamento imobiliário é a realização do sonho da casa própria é o objetivo de muitos brasileiros, sendo que, para conseguir transformá-lo em realidade, é comum as pessoas contratarem um financiamento imobiliário. Entretanto, para conseguir honrar o compromisso de manter as prestações em dia é fundamental ter um planejamento financeiro, sendo por isso necessário entender como funciona o cálculo de parcelas desse empréstimo.

O que compõe o valor das parcelas de um financiamento imobiliário ?

Antes de começarmos a explicar como é feito o cálculo das prestações de um financiamento imobiliário, é preciso que você compreenda o que se está pagando na parcela. Basicamente, a mensalidade é constituída em 4 partes:

  1. Amortização da Dívida
  2. Juros
  3. Custos Operacionais
  4. Taxas de Seguro

A amortização da dívida corresponde à parcela que devolverá o recurso que foi pego emprestado ao banco. Portanto, quanto maior for esse montante, menor será o saldo devedor — que se baseia no valor que ainda deve ser quitado junto à instituição financeira.

Quais são os tipos de sistema de amortização ?

O Sistema de Amortização Constante (SAC) tem como principal característica o pagamento de um valor único da parcela de amortização em todas as prestações do financiamento. Assim, com o passar do tempo, a taxa de juros diminui de forma gradual, o que resulta na diminuição do montante a ser pago pelas mensalidades.

A Tabela Price — também conhecida como Sistema Francês de Amortização — é caracterizado pelo pagamento de parcelas fixas. Assim, a taxa de juros decresce com passar do tempo, enquanto a amortização aumenta. Entretanto, devido às características da economia brasileira, o saldo devedor sofre correção, o que provoca o aumento do valor das mensalidades.

Parcelas de Financiamento

Para calcular o valor da parcela de um financiamento no Excel, deve-se utilizar a seguinte fórmula: PGTO(taxa;nper;pv). Em que “taxa” corresponde ao valor mensal das tarifas de juros , “nper” a quantidade de prestações e “pv” é o custo do imóvel que se deseja adquirir.

Assim, imagine que se deseja adquirir um imóvel de R$ 150 mil, em 30 anos, com juros mensais de 0,85%. Para isso, deve-se digitar na planilha “=PGTO(0,85%;360;150000)”. Dessa forma, o resultado seria R$ 1.338,58.

 

Para maiores informações entre em contato clicando aqui

Você tem duvidas ?               Ligue para nós          (21) 4107-4448 

NÃO DEIXE DE VER NOSSAS MATÉRIAS NO – BLOG

img

Imoveis RJ lançamentos

Participe da discussão

WhatsApp chat