Comparar listagens

COMO FAZER O CÁLCULO DAS PARCELAS DO MEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

COMO FAZER O CÁLCULO DAS PARCELAS DO MEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

COMO FAZER O CÁLCULO DAS PARCELAS DO MEU FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO ?

Fazer o Calculo das parcelas de financiamento imobiliário é a realização do sonho da casa própria é o objetivo de muitos brasileiros, sendo que, para conseguir transformá-lo em realidade, é comum as pessoas contratarem um financiamento imobiliário. Entretanto, para conseguir honrar o compromisso de manter as prestações em dia é fundamental ter um planejamento financeiro, sendo por isso necessário entender como funciona o cálculo de parcelas desse empréstimo.

O que compõe o valor das parcelas de um financiamento imobiliário ?

Antes de começarmos a explicar como é feito o cálculo das prestações de um financiamento imobiliário, é preciso que você compreenda o que se está pagando na parcela. Basicamente, a mensalidade é constituída em 4 partes:

  1. Amortização da Dívida
  2. Juros
  3. Custos Operacionais
  4. Taxas de Seguro

A amortização da dívida corresponde à parcela que devolverá o recurso que foi pego emprestado ao banco. Portanto, quanto maior for esse montante, menor será o saldo devedor — que se baseia no valor que ainda deve ser quitado junto à instituição financeira.

Quais são os tipos de sistema de amortização ?

O Sistema de Amortização Constante (SAC) tem como principal característica o pagamento de um valor único da parcela de amortização em todas as prestações do financiamento. Assim, com o passar do tempo, a taxa de juros diminui de forma gradual, o que resulta na diminuição do montante a ser pago pelas mensalidades.

A Tabela Price — também conhecida como Sistema Francês de Amortização — é caracterizado pelo pagamento de parcelas fixas. Assim, a taxa de juros decresce com passar do tempo, enquanto a amortização aumenta. Entretanto, devido às características da economia brasileira, o saldo devedor sofre correção, o que provoca o aumento do valor das mensalidades.

Parcelas de Financiamento

Para calcular o valor da parcela de um financiamento no Excel, deve-se utilizar a seguinte fórmula: PGTO(taxa;nper;pv). Em que “taxa” corresponde ao valor mensal das tarifas de juros , “nper” a quantidade de prestações e “pv” é o custo do imóvel que se deseja adquirir.

Assim, imagine que se deseja adquirir um imóvel de R$ 150 mil, em 30 anos, com juros mensais de 0,85%. Para isso, deve-se digitar na planilha “=PGTO(0,85%;360;150000)”. Dessa forma, o resultado seria R$ 1.338,58.

 

Para maiores informações entre em contato clicando aqui

Você tem duvidas ?               Ligue para nós          (21) 4107-4448 

NÃO DEIXE DE VER NOSSAS MATÉRIAS NO – BLOG

img

Imoveis RJ lançamentos

Posts relacionados

Autenticação de Cópias de Documentos de Imóvel Digital Gratuita

Autenticação de Cópias de Documentos Autenticação de Cópias de Documentos de Imóvel Digital...

Continue lendo
por

Participe da discussão

WhatsApp chat